sexta-feira, 24 de agosto de 2012

RESPOSTA PARA AS CRENÇAS CATÓLICAS .


RESPOSTAS BÍBLICAS PARA O CATOLICISMO.

A Bíblia responde claramente às doutrinas católicas. Analise-as.

1ª Resposta - Sobre os vários caminhos para Deus
Há somente um caminho para o Pai: Jesus Cristo (Jo 14.6; At 4.12).

2ª Resposta - Sobre o sinal-da-cruz
Em que lugar da Bíblia você encontra o sinal-da-cruz? “Sua origem está ligada a um ritual egípcio de mistério chamado Tau”. Para muitos este sinal traz proteção. Mas, será que Deus não é suficiente para protegê-lo? Que poder tem a cruz? A Bíblia responde que o sangue de Jesus sim, esse tem poder! (1Jo 1.7).

3ª Resposta - Sobre a água benta
Atribui-se o uso da água benta a Alexandre I (108-177 d.C.). Crê-se que ela tem o poder de expulsar demônios, etc.Pense: se a mosca cair na água benta, a água fica contaminada ou a mosca santificada (debatido em Concílio). Por que usar água benta. Se Jesus nos dá a água viva? A Bíblia responde: Jo 7.37-58.

4ª Resposta - Sobre o uso do crucifixo
“O crucifixo passou a ocupar o altar no séc. XI.” Os devotos acreditam que ele seja a imagem de Deus. Contudo, A Bíblia responde em Gn 1.26-27 que o homem foi criado à imagem de Deus. Na verdade, o crucificado simboliza maldição (Gl 3.13). Pense: Quem colocaria um símbolo de maldição no pescoço, no carro ou em casa? Quem usaria como pingente a réplica do veículo que matou uma pessoa querida? (Lc 22.53).

5ª Resposta - Sobre a vela
Por que precisamos acender velas para santos ou falecidos? Tal necessidade sugere, na verdade, que eles estão nas trevas. Se estivessem com Deus, não precisariam da vela. A Bíblia responde que Deus é luz. Mas se necessitam da vela, significa que não estão com Deus. Afinal de contas, com quem estariam então?

6ª Resposta - Sobre crisma e primeira comunhão
O simbolismo da crisma provém da crença pagã que ensinava a salvação pelo batismo infantil, confirmado num ritual à Rainha do Céu (Jr 44.16-23). A Bíblia responde que “Batizamo-nos porque somos salvos e não nos batizamos para sermos salvos” (Mt 28.19).

7ª Resposta - Sobre o rosário, as rezas repetitivas, os terços e as novenas e o Pai-Nosso
O rosário surgiu em 1090 com Pedro, o Eremita. Até as mudanças feitas pelo Papa, era “composto de 165 contas com três terços.” Neste caso, enquanto o Pai-Nosso é repetido 15x e dão-se 15 glórias ao pai, rezam-se 150 ave Marias. Recorria-se, pois, 10x mais a Maria que a Deus e não se utiliza do nome de Jesus uma vez se quer. A Bíblia ensina, porém orar somente em nome de Jesus (Jo 14.6, 13, 15; 16.23). Não é preciso fazer repetições (novenas), Mt 6.7. Além do mais, os personagens da Bíblia, como Jesus, nunca oraram do mesmo jeito 2x (Jo 17, Jo 11.41-42). Jesus ensinou “o Pai Nosso” para servir como modelo, para que você saiba que o relacionamento com Deus é pessoal – Pai nosso (Jr 23.36-40).
Disse Jesus: “Nas vossas orações não useis de vãs repetições, como os gentios, porque imaginam que é pelo palavreado excessivo que serão ouvidos” (Mt 6.7 - BÍBLIA DE JERUSALÉM).
8ª Resposta - Sobre a missa
A missa foi instituída em 394 d.C. no lugar do culto cristão. A sua finalidade é a repetição do sacrifício de Jesus na cruz, de modo incruento (sem derramar sangue). Por que Jesus precisaria morrer mais de uma vez, se o seu sacrifício foi eficaz, de uma vez por todas e para sempre? Isso é inconcebível à luz da Bíblia (Hb 9.22-28 e 10.8-14). Não servimos um Jesus que está morto. Servimos aquele que ressuscitou, vive e voltará (Lc 24.5). A Bíblia responde que “Cristo ofereceu pelos pecados um único sacrifício e logo em seguida tomou lugar para sempre à direita de Deus.” (Hb 10.12 - Bíblia Ave-Maria).

9ª Resposta - Sobre a ceia
Na missa só o padre toma vinho. Por que, se o próprio Senhor Jesus deu a ordenança para todos participarem dos dois elementos da ceia? A Bíblia responde que Jesus desmascarou esse erro quando disse: “Bebei dele todos” (Mt 26.27-29, 1Co 11.25-29).

10ª Resposta - Sobre a hóstia
Para eles a hóstia se transforma no corpo de Cristo. Acaso, o Deus vivo poderia se tornar coisa inanimada para ser ingerida? Isso é um absurdo! Baseiam-se na afirmação: “Este é o meu e corpo”. Mas, Jesus também disse que é a porta e nem por isso tem fechadura! Ora, trata-se apenas de uma comparação, uma figura de linguagem! Essa crença católica, que atribui alma às coisas, foi estabelecida em 1200 d.C. Ela foi herdada de práticas egípcias e do animismo (ânima-alma).A Bíblia responde que a ceia é feita em memória da morte do Senhor (1Co 11.24-25).

11ª Resposta - Sobre a extrema-unção, missa de sétimo dia e Dia de finados
A Bíblia responde que estas práticas têm ligação com os mortos (Ec 9.4-5; 2Sm 12.22-23; Lc 16.19-31; Lv 20.6,27; 1Cr 10.13; 2Cr 33.6; Is 2.6; 8.19-20; Dt 18.9-12). A missa de sétimo-dia é herdada de crenças pagãs. Acreditava-se que a alma faria uma longa jornada, precisando, assim, de ajuda extra para a viagem. Após a morte não há mais chance de arrependimento (Lc 13.3).

12ª Resposta - Sobre o sacerdócio e celibato
A Bíblia responde que cada crente é um sacerdote (1Pd 2.9; Is 61.6). O casamento de sacerdotes foi proibido em 1074 d.C. por Gregório VII. A Bíblia, porém, deixa claro que o casamento é uma benção e aconselha o sacerdote a casar-se (Ex 28.1; Lv 21.13-14; 1Tm 3:2-4). Não será por cauda desta proibição que tem havido tantos casos de homossexualismo e pedofilia envolvendo padres?
                                                          
13ª Resposta - Sobre o purgatório
Segundo o Catecismo Católico, foi a Igreja mesma que formulou a doutrina do purgatório no Concílio de Florença (1439) e de Trento (1549-1563). Ela não existia na Igreja Primitiva. O historiador Jacques Le Goff diz que trata do além inventado pela Igreja para “a remissão de certos pecados, após a morte, iniciado com as orações pelos mortos e atos a favor dos defuntos”. Se já somos purificados pelo sangue de Jesus de todo pecado, de que serve essa doutrina? (1Jo 1.7)a Bíblia responde que não existe mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1).

14ª Resposta - Sobre o batismo infantil
Acredita-se que se a criança morrer sem se batizar, irá para o limbo e “ficará numa sombra eterna”, sendo considerada pagã. A Bíblia, contudo, revela a salvação pela fé, em Jesus como o único Senhor e Salvador, seguida de arrependimento. O batismo trata do ato de obediência que expressará essa fé, a morte para a vida sem Cristo e o renascimento para uma nova vida. A Bíblia responde que “quem crer e for balizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16.15).


15ª Resposta - Sobre a confissão e abstinência de alimentos
De acordo com o historiador Jacques Le Goff, “a Igreja instaurou no século XIII o processo inquisitório, confiando a juízes especiais a tarefa de obterem a confissão dos acusados. Esta procura de confissão, aliada à decisão do IV Concílio de Latrão, em 1215, tomou obrigatória para todos os fieis uma confissão privada a um padre”. Por sentir-se ameaçada, “recorreu a meios moralmente inaceitáveis” de acordo com a história, portanto, a confissão trata-se inicialmente de uma forma criada pela Igreja para obter informações sobre a vida do devoto, prevenindo-se caso este se tomasse uma ameaça. Sobre os alimentos a Bíblia responde: “Não entendeis que tudo o que entra pela boca vai para o ventre e sai para a fossa? Mas o que sai da boca procede do coração e é isto que torna o homem impuro” (Mt 15.17-20)



A verdade liberta!!!

A Palavra de Deus diz em João 8
32-conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.
36-Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário