quinta-feira, 25 de abril de 2013

A BÍBLIA RECOMENDA A INTERCESSÃO DOS "SANTOS", QUE JÁ PARTIRAM, PELOS VIVOS???


Os que partilham desta ideia conseguem "enxergar" em alguns versos bíblicos a intercessão dos mortos pelos vivos. Vamos a eles:

Apocalipse 5:8:
"E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos."

Em nenhum momento Apocalipse 5:8 afirma que "as orações dos santos" são orações intercessórias das pessoas que já partiram em favos dos vivos. Essas "orações dos santos" referem-se aos clamores dos próprios mártires que foram mortos na Grande Tribulação, como parece ser também o caso em Apocalipse 6: 9 a 11. 

Apocalipse 6: 9 a 11: 
"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos..."

Neste caso de Apocalipse estas orações não são as orações dos santos que ainda estavam no mundo e estariam sendo intermediadas pelos santos que já morreram, mas simplesmente os CLAMORES DOS QUE ESTAVAM NA PRESENÇA DE DEUS, ISTO É, SUAS PRÓPRIAS ORAÇÕES COM RELAÇÃO A ELES MESMOS.
Podemos orar aos que estão na presença de Deus para que intercedam por NÓS diante de Deus? 
NÃO, porque não existe qualquer indicação disso na Palavra de Deus.

Apocalipse 8:3:
"E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono."

Além de representar as orações dos santos, o incenso também as purifica mas em nenhum momento deste verso há uma afirmação que estas orações são orações intercessórias dos que se encontram na presença do Senhor em favor dos que ainda vivem neste mundo. 

Jô 33:23:
"Se com ele houver um anjo intercessor, um dos milhares, para declarar ao homem o que lhe convem..."

"Se houver" não significa que há porque nos versos seguintes diz-se:

"... então, Deus terá misericórdia dele e dirá ao anjo: redime-o, para que não desça à cova; achei resgate."

Veja que neste verso há uma condição e não uma afirmação: 
"se houver" e não "porque há". 
"Se houver" pode ser entendido, neste caso, como "mesmo que houvesse", PORTANTO, nenhuma afirmação há aqui.

Devemos, portanto, interceder a Deus pelos vivos, mas jamais pelos mortos. Os que morreram na fé estão 100% salvos e não necessitam de orações. Os que morreram sem crer tiveram sua oportunidade de serem salvos e, ao rejeitarem a Cristo, selaram seu destino. Não há oração que os faça mudar de lugar, e nem eles iriam querer isso. Já reparou que o rico, no hades, pede para Abraão enviar Lázaro lá, mas em nenhum momento pede para sair dali? A presença de Deus seria um inferno para quem escolheu ficar eternamente longe dele.


(Mario Persona)
(God’s Army – Exército de Deus)


Nenhum comentário:

Postar um comentário