sexta-feira, 3 de maio de 2013

MARIA ESMAGA A CABEÇA DA SERPENTE ?

CLARO QUE NÃO!
QUEM ESMAGA A CABEÇA DA SERPENTE É JESUS!!!

É dito nos sites católicos "apologéticos" que Maria é a mulher que esmagou a cabeça da serpente, na descrição de Gênesis 3:15, onde a maioria das versões católicas vertem o texto da seguinte forma:
"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar". (Gênesis 3:15)

"Esta", segundo os católicos, se refere à Maria, é claro! O texto, NA VISÃO DE ALGUNS CATÓLICOS MAIS ANIMADOS, significa nada a mais, nada a menos do que isso:
"Porei ódio entre ti [a serpente] e a mulher [Maria], entre a tua descendência [os protestantes] e a descendência dela [os católicos]. Esta [Maria] te ferirá a cabeça, e tu [Satanás] lhe ferirás o calcanhar". (Gênesis 3:15, NA BÍBLIA DOS SONHOS DOS CATÓLICOS)

Sim, é isso aí. Para os católicos, Deus estava profetizando o surgimento do protestantismo em Gênesis 3:15, e, baseado nisso, eles dizem que os protestantes são os "filhos da serpente" e eles são os filhos de Maria. 

 
E tome muito cuidado para não duvidar ou questionar essa interpretação maluca, senão eles vão dizer que você odeia Maria, que é filho da serpente e que está pisando no calcanhar dela. Tome muito cuidado!
ASSIM COMO O AUTOR DESTE TEXTO, NÓS AQUI NÃO VAMOS FICAR REFUTANDO "MALUQUICES" MAS, VAMOS DIRETO AO ASSUNTO:

"E porei inimizade entre ti [a serpente, Satanás] e a mulher [Eva], e entre a tua semente [inimigos de Cristo] e a sua semente [cristãos]; este [Cristo] te ferirá a cabeça, e tu [Satanás] lhe ferirás o calcanhar" (Gênesis 3:15)

Isso se chama uma exegese bem feita. No hebraico, na Bíblia e no contexto, não há espaços para as maluquices interpretativas católicas. A mulher, em todo o contexto, é uma referência a Eva (vs. 13 e 16). Deus estava falando diretamente a Eva no verso 13, e continua falando claramente sobre a "mulher" (Eva) logo no verso seguinte: 

"E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi". (Gênesis 3:13)
"E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará". (Gênesis 3:16)

Portanto, quem é essa mulher em todo o contexto? 
A resposta é óbvia: Eva! (...)

A semente de Eva refere-se aos descendentes dela, em direto contraste e oposição à semente da serpente. Trata-se não somente de Maria, MAS DE TODOS OS CRISTÃOS. Ou será que Satanás só é inimigo de Maria? É claro que não, Satanás é inimigo de TODOS os cristãos, e faz guerra contra nós a todo instante, como um leão preparado a nos tragar. (1Pe.5:8)

Portanto, a "inimizade" que trata o texto não se refere a apenas uma única pessoa (como Maria), mas a muitos (A TODOS OS CRISTÃOS, QUE SÃO PERSEGUIDOS POR SATANÁS). Se em ambos os casos a referência fosse a Maria, o texto ficaria sem nexo e sem sentido algum, pois tanto a "mulher" como a "descendência da mulher" seria exatamente a mesma coisa: Maria! 

É óbvio que a descendência de algo tem que ser maior e mais abrangente do que este algo. O texto trata primeiramente da "mulher", falando diretamente de Eva, e depois da semente de Eva que é perseguida pela semente de Satanás, o que só pode ser uma referência aos cristãos. E, em seguida, o pronome masculino e pessoal ("este" ou "ele") deixa claro e evidente que UM ÚNICO HOMEM, (CRISTO JESUS), IRIA DERROTAR A SERPENTE, O QUE ACONTECEU DE FATO NA CRUZ DO CALVÁRIO.

JESUS É QUEM ESMAGA A CABEÇA DA SERPENTE, NÃO MARIA!!!
E como foi que Cristo obteve essa vitória sobre a serpente? Paulo responde isso em Colossenses 2:14-15:

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo". (Colossenses 2:14-15)

Quem foi que «tirou do meio de nós» a cédula que nos era contrária? Maria? NÃO, JESUS! 
Quem foi que «cravou na cruz» e «riscou a cédula» de ordenanças? Foi Maria? NÃO, JESUS! 
Quem foi que «despojou os principados e potestades» ? Foi Maria? NÃO, FOI JESUS! 
Quem foi que «expôs publicamente» os principados e potestades? Foi Maria? NÃO, FOI JESUS! 
Quem foi que «triunfou em si mesmo» contra Satanás? Foi Maria? NÃO, FOI JESUS! 
Portanto, QUEM FOI QUE ESMAGOU A CABEÇA DA SERPENTE? Foi Maria? NÃO, FOI JESUS!

Diante de todo o contexto, fica óbvio que AQUELE que triunfou sobre os principados e potestades, os despojando e os derrotando, foi o NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Os que dizem o contrário já estão tão espiritualmente cegos, QUE QUEREM TIRAR ESTE PAPEL DE NOSSO ÚNICO SENHOR E SALVADOR E ENTREGÁ-LO A Maria! 
Isso não é apenas uma exegese falida, deturpada e cômica, é também um ULTRAJE E UMA TOTAL BLASFÊMIA CONTRA A OBRA DE CRISTO EM TER REALMENTE TRIUNFADO SOBRE A SERPENTE!

Ao invés de Paulo ter citado Maria como sendo aquela que "esmagou a serpente", tendo triunfado sobre os principados e potestades (demônios), ele aponta unicamente 
JESUS CRISTO, O NOSSO SENHOR, COMO TENDO EFETUADO ESTA MISSÃO. Aliás, Maria nem sequer APARECE nas epístolas de Paulo, pois este não cita Maria EM LUGAR NENHUM de suas cartas! 

Sendo assim, chega a ser ridículo interpretar a "mulher" ali no texto como sendo uma referência a Maria, e mais ridículo ainda dizer que foi ela quem esmagou a cabeça da serpente. 
A serpente é Satanás (Ap.20:2), E QUEM TRIUNFOU sobre Satanás NÃO FOI Maria, MAS JESUS (Cl.2:14,15). 
JESUS TRIUNFOU SOBRE A SERPENTE ("ESMAGOU-A") AO MORRER NA CRUZ, CONSEGUINDO DESPOJAR OS PRINCIPADOS E POTESTADES, E RISCANDO A CÉDULA DELES QUE NOS ERA CONTRÁRIA. 

O máximo que Satanás, a serpente, foi capaz de fazer com Cristo foi feri-lo no "calcanhar" (Gn.3:15), isto é, fazê-lo sofrer. 
De fato, JESUS – e não Maria – PASSOU PELA VIA DOLOROSA, CARREGOU A SUA CRUZ, LEVOU CHIBATADAS PELO EXÉRCITO ROMANO COM FLAGELO ROMANO, FOI COROADO COM UMA COROA DE ESPINHOS NA CABEÇA, FOI PENDURADO NUMA CRUZ, TEVE AS SUAS MÃOS E SEUS PÉS PREGADOS, ATÉ ENTREGAR O ESPÍRITO AO PAI. QUEM FOI QUE SOFREU TUDO ISSO POR NÓS? FOI Maria? NÃO, FOI JESUS! 
Portanto, QUEM FOI QUE TEVE O "CALCANHAR" FERIDO? FOI Maria? NÃO, FOI JESUS!

Foi Jesus Quem sofreu tudo isso, e Ele Quem executou a plena vitória na cruz do Calvário contra a antiga serpente, Satanás, junto a seus principados e potestades. Interpretar que tudo isso se refere à Maria NÃO É SOMENTE UM ATROPELAMENTO EM CIMA do original hebraico, MAS É TAMBÉM UM DISPARATE contra a exegese, contra as Santas Escrituras e CONTRA A OBRA DE REDENÇÃO DE CRISTO JESUS. 

Por Lucas Banzoli


9 comentários:

  1. Espero que quando vc fala 'Sim, é isso aí. PARA OS CATÓLICOS', vc esteja se referindo aos católicos que fazem má interpretação do nosso conceito e não generalizando à todos os católicos, também espero que antes de ter feito essa critica vc tenha conversado com algum membro da nossa igreja para que ele possa lhe explicar porque nós pensamos assim, se não procure para não fazer má interpretação e acabar mentindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Cristo, muito obrigado por visitar o meu blog. Sabemos que a igreja Católica tem distorcido as Escrituras sagradas à séculos, por isso este comentário é para quem vive debaixo das norma da igreja Católica. Em primeiro lugar quando você diz “explicar porque nós pensamos assim” você deixa claro que o que foi exposto na matéria é verdade, certo? Em segundo lugar você diz “vc tenha conversado com algum membro da nossa igreja” eu fui católico até os 50 anos, por isso não preciso conversar com ninguém na igreja Católica para saber nada. Depois que me converti a Cristo verdadeiramente procuro cumprir o que está nas Escrituras Sagradas. Sua fala diz “para não fazer má interpretação e acabar mentindo” peço que me mostre dentro da Bíblia qual a má interpretação que está nesta matéria? Estou a sua disposição para qualquer coisa ou para estudarmos a Palavra de Deus, através das Escrituras Sagradas, pois somente ela tem a verdade. Oro por você para que possa abrir os olhos e ouvidos espirituais em nome de Jesus.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Jesus se refere a Maria na crucificação como Mulher, e a João como filho, porque não diz mãe ou Maria(seu nome), assim com a João, também não o chama pelo seu nome?
    E como Jesus seguia a tradição e não havia outros filhos de Maria biológicos, pois é da tradição judaica que o filho primogênito cuide de sua mãe, na sua ausência passaria para o próximo filho. Não havendo outro filho, o filho mais velho determina alguém de sua confiança para o cuidado de sua mãe, ou simplesmente ela ficava a mercê da caridade de alguém. Veja o tamanho amor do Cristo e sua preocupação na cruz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ainda você encontra duas genealogias de Jesus, e são diferentes cada uma provavelmente pertencendo aos seus pais, Maria e José, ambos descentes diretos do rei Davi.
      Mateus 1:12; Lucas 3:27
      Logo ela não era uma mulher aleatória…
      José descende de Davi através de Salomão(REI)
      “E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
      E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa;
      E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias;
      E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias;
      E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias;
      E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia.
      E, depois da deportação para a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel;
      E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor;
      E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde;
      E Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó;
      E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.
      De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações.
      Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
      Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
      E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
      E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
      Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
      Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
      E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
      E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.”

      Mateus 1:6-25

      Excluir
    2. Lucas andava com Maria, José já havia falecido, quem fala sobre a infância de Jesus é Maria a Lucas, logo ela passa a Lucas a origem de sua genealogia, aquela que conhece, que foi de Natã(sacerdote), filho de Davi, e não Salomão(Rei) e também filho de Davi. Ou seja, Natã e Salomão são irmãos, filhos de Davi, duas gerações diferentes que descendem da mesma árvore. Provavelmente genealogia de Maria(sacerdotes). Logo Jesus é rei e sacerdote dos judeus por direito, José reconhece Jesus como seu filho no templo. Lembrando que Herodes foi um rei posto pelos romanos para controle da turbulenta região, não tinha ascendência que lhe garantisse o trono, promovendo muitos assassinatos e acatando ordens romanas para permanecer no poder...
      Os filhos do rei Davi: 1 Crônicas 3
      “3 São estes, por ordem de idade, os filhos de Davi que nasceram quando ele estava em Hebrom:
      Amnom, filho de Ainoã, de Jezreel; Daniel, filho de Abigail, de Carmelo; Absalão, filho de Maacá, que era filha de Talmai, rei de Gesur; Adonias, filho de Hagite; Sefatias, filho de Abital; Itreão, filho de Eglá. 4 Esses seis nasceram em Hebrom durante os sete anos e meio em que Davi reinou ali.
      Ele reinou trinta e três anos em Jerusalém, 5 e muitos filhos dele nasceram ali. A sua mulher Bate-Seba, filha de Amiel, lhe deu quatro filhos: Samua, Sobabe, Natã e Salomão.
      Davi foi pai de outros nove filhos: Ibar, Elisua, Elpelete, 7 Noga, Nefegue, Jafia, 8 Elisama, Eliada e Elifelete. 9 Além de todos esses, Davi também teve filhos com as suas concubinas. Ele também foi pai de uma filha chamada Tamar.”

      Excluir
    3. Perceba esta passagem no Livro de Lucas(diferente do Livro de Mateus): “E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi,”
      “E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli,
      E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José,
      E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e Naum de Esli, e Esli de Nagaí,
      E Nagaí de Máate, e Máate de Matatias, e Matatias de Semei, e Semei de José, e José de Jodá,
      E Jodá de Joanã, e Joanã de Resá, e Resá de Zorobabel, e Zorobabel de Salatiel, e Salatiel de Neri,
      E Neri de Melqui, e Melqui de Adi, e Adi de Cosã, e Cosã de Elmadã, e Elmadã de Er,
      E Er de Josué, e Josué de Eliézer, e Eliézer de Jorim, e Jorim de Matã, e Matã de Levi,
      E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de Jonã, e Jonã de Eliaquim,
      E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi,
      E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naassom,
      E Naassom de Aminadabe, e Aminadabe de Arão, e Arão de Esrom, e Esrom Perez, e Perez de Judá,
      E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor,
      E Nacor de Seruque, e Seruque de Ragaú, e Ragaú de Fáleque, e Fáleque de Eber, e Eber de Salá,
      E Salá de Cainã, e Cainã de Arfaxade, e Arfaxade de Sem, e Sem de Noé, e Noé de Lameque,
      E Lameque de Matusalém, e Matusalém de Enoque, e Enoque de Jarete, e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã,
      E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus.”

      Lucas 3:23-38

      Excluir
    4. Sabendo que de todos os apóstolos, João é o único que não sofrerá a mesma morte violenta de seus companheiros e ficará responsável por escrever o Livro de Apocalipse, no qual também usa a expressão Mulher para Maria, mãe do salvador do mundo. Sim, não adianta negar a importância de Maria na história da salvação, é por isso que ela é entregue ao cuidado daquele a quem seria revelado a verdade (João), aquele que veria e reconheceria a importância de Maria na história da salvação. E sim, no Livro de Apocalipse 12:
      “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
      E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
      E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
      E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
      E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
      E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.
      E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
      Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
      E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
      E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
      E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
      Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
      E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.
      E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
      E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.
      E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.
      E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.”

      Apocalipse 12:1-17

      Excluir
    5. Então não é só do livro de Genesis, mas da Biblia inteira, não se trata só de uma passagem, mas do estudo da Biblia fazendo correlações… São mais de 2000 anos de estudo e história que você acredita ter sido manipulado? É muito tempo mesmo e quanto mais se estuda mais se consegue afirmar que como diz vários santos doutores, em especial São Boaventura: “A Bíblia não é uma selva caótica onde as coisas estão soltas e dispersas, onde você se perde e não sabe onde está… ela é como um bosque em que apenas uma folha consegue representá-la por inteiro, e você sabe onde está, elas estão organizadas e fazem o sentido que é a completude do bosque”.
      Ou seja, uma passagem se conecta a outra e tem seu sentido garantido pela presença das demais, elas não se contradizem, mas se afirma, representam a verdade que buscamos, fazem sentido e dão mais sentido quando juntas. Essa é a capacidade incrível de Deus de dispor das coisas do jeito que deseja, e que sua compreensão seja interpretada como um retorno a sua presença divina, de dispor das coisas como lhe convém (a Deus) e não sobre regras humanas, pois Deus vai além...

      Excluir