terça-feira, 16 de julho de 2013

TRADIÇÃO "SAGRADA" versus A BÍBLIA SAGRADA

Católicos Romanos e Mórmons argumentam que o Novo Testamento concede autoridade divina não só às tradições apostólicas escritas, mas também às orais. 
(1 Co. 11:2; 2 Ts. 2:15; 3:6) 
Ambas argumentam que o Novo Testamento se refere mais à fala e à audição do que à redação e à leitura (At. 2:42; Rm. 10:16-17), e, portanto, que houve base para a transmissão pessoal e oral dos ensinamentos apostólicos para a geração seguinte. (2 Tm. 2:22; Tt. 1:5)

As "tradições" dos apóstolos, porem, tinham autoridade justamente pelo fato de eles serem apóstolos, autorizados pessoalmente por Cristo.
Ainda que os pronunciamentos orais dos profetas do Antigo Testamento tenham sido a Palavra de Deus antes mesmo de terem sido escritos (como os Católicos costumam salientar), 
os judeus não tinham acesso a uma tradição oral infalível. 
Jesus, na verdade, rejeitou algumas das tradições orais judaicas que eles erroneamente atribuíam aos tempos de Moisés. (Mt. 15:3-9; Mc. 7:6-13)

A origem de tradições orais supostamente apostólicas somente podia ser verificada enquanto os apóstolos estavam vivos. 
Após a morte dos apóstolos, não há nenhuma maneira de se confirmar se tradições extrabíblicas supostamente apostólicas realmente originaram-se deles.
Em nenhuma passagem do Novo Testamento a Igreja é comissionada, implícita ou explicitamente, a transmitir ensinamentos, práticas, doutrinas ou tradições orais NÃO encontradas na Bíblia a gerações futuras. Muito menos é conferida à Igreja a capacidade de tal transmissão de MODO INFALÍVEL.
As futuras gerações deveriam receber as pregações e ensinamentos de ministros cristãos somente na medida em que eles fielmente aderem às doutrinas apostólicas da Bíblia.

(http://www.cacp.org.br/resposta-as-objecoes-sobre-a-sola-scriptura-parte-i/)

Condenar a tradição religiosa foi a única coisa que o Senhor Jesus fez ao se referir a ela. 
O Senhor Jesus ficou indignado porque os fariseus tinham ELEVADO sua tradição religiosa ACIMA da Palavra de Deus. Embora o quinto mandamento requeira honra ao pai e à mãe, 
o que significa tomar conta deles nas suas velhices, 
os fariseus seguiam uma tradição que os permitia burlar a lei de Deus, a qual se referiam usando a palavra Corban. Quando diziam Corban, estavam dizendo que tinham dedicado todos os seus recursos financeiros a Deus e, por isso, de forma alguma estavam obrigados a cuidar dos seus pais idosos.

O Senhor Jesus disse aos Fariseus: 
"EM VÃO ME ADORAM, ENSINANDO DOUTRINAS QUE SÃO PRECEITOS DOS HOMENS". 
O Senhor Jesus censurou os fariseus porque fizeram o mesmo que o Catolicismo faz hoje, COLOCANDO A TRADIÇÃO COMO SENDO IGUAL OU SUPERIOR À PALAVRA DE DEUS. 
No versículo 6 desse mesmo capítulo 15, O Senhor Jesus diz que a tradição religiosa anula os mandamentos de Deus: 
"E ASSIM INVALIDASTES, PELA VOSSA TRADIÇÃO, O MANDAMENTO DE DEUS". 

A TRADIÇÃO INVALIDA A PALAVRA DE DEUS. Veja-se um exemplo em relação ao Catolicismo. I Timóteo 2:5 diz: 
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem". 
Mas a TRADIÇÃO CATÓLICA vem com toda espécie de mediador entre Deus e os homens; Maria, os santos, o padre e os anjos, invalidando o ensinamento de I Timóteo 2:5, que diz haver só um mediador, e ESSE MEDIADOR É JESUS CRISTO.

O Senhor Jesus diz que apresentar a tradição como uma autoridade doutrinária torna a adoração vã: 
"Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens (ou ensinando às pessoas doutrinas dos homens como se elas fossem doutrinas entregues pelo próprio Deus)". 

O Catolicismo, hoje, assim como aqueles fariseus do tempo de Jesus, ACRESCENTOU DOUTRINAS E TRADIÇÕES DE SUA PRÓPRIA INVENÇÃO E DESÍGNIO , mas sua adoração foi vã ou sem propósito. 
É indiscutível o fato de que TODAS as doutrinas predominantes pelo Catolicismo ESTÃO BASEADAS na tradição e NÃO na Palavra de Deus. 

Onde, na Palavra de Deus, é ensinado que o sacrifício de Cristo é oferecido toda vez em que a missa é ministrada?
Onde a Palavra de Deus menciona sacramentos? 
Onde a Palavra de Deus menciona que Pedro foi o primeiro Papa? Onde a Palavra de Deus diz que o Papa é infalível? 
Onde a Palavra de Deus menciona oração à Virgem Maria ou aos Santos? 
Onde a Palavra de Deus diz que Maria subiu corporalmente ao céu? 
Onde a Palavra de Deus diz que podemos adorar imagens? 
Onde a Palavra de Deus menciona confissão de pecados a um padre? 
Onde a Palavra de Deus menciona o purgatório? 
Onde a Palavra de Deus diz que uma igreja soma-se à Palavra de Deus? 
Onde a Palavra de Deus diz que crianças podem ser batizadas? Onde a Palavra de Deus diz que o Papa deve ser chamado o santo pai? 
Onde a Palavra de Deus diz que Maria é mãe de Deus? 
Onde a Palavra de Deus diz que há um oficial na igreja chamado padre? 

Se você procurar na Palavra de Deus por alguma dessas doutrinas, encontrará uma grande contradição nelas, não um silêncio absoluto. Essas coisas são todas tradições da Igreja Católica, e não da pregação autoritária, completa e suficiente da Palavra de Deus.

CONCLUSÃO:

Em Colossenses 2:8, o apóstolo Paulo alerta aos homens que não sejam enganados pela tradição quando ele diz: 
"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, SEGUNDO A TRADIÇÃO DOS HOMENS, SEGUNDO OS RUDIMENTOS DO MUNDO, E NÃO SEGUNDO CRISTO". 

Querido leitor, AFASTE-SE DE TODAS AS TRADIÇÕES e VOLTE-SE PARA A INFALÍVEL PALAVRA DE DEUS em relação a tudo o que envolve fé e ordem! 
Baseie sua crença e práticas na SÓLIDA FUNDAÇÃO da Palavra de Deus! 
VOCÊ TOMARÁ PARTIDO A FAVOR DA SAGRADA PALAVRA DE DEUS, EM SUA FÉ E PRÁTICA OU TOMARÁ PARTIDO DAS TRADIÇÕES DOS HOMENS? 


Fonte Palavraprudente

Nenhum comentário:

Postar um comentário