terça-feira, 11 de março de 2014

Na Quarta feira tudo acaba em Cinzas.



Essa data existe em função do fim do carnaval, é o primeiro dia da quaresma que é os 40 dias antes da Páscoa. 

1°. Coroam o rei Momo que é o rei do escárnio e símbolo do pecado e o diabo e o prefeito da cidade que é uma autoridade dá a ele a chave da cidade para o diabo fazer o que quiser e como quiser.
O carnaval é escarnecer e zombar de Jesus.

2°. Depois de pular e zombar de Jesus ele vão na igreja passar uma cinza na testa para afirmar que são pó e falar do arrependimento que no ano seguinte farão a mesma coisa. Que arrependimento é esse que não muda a vida da pessoa?
Arrependimento traz mudança de comportamento.

3° . Quarta feira de cinzas... Eles colocaram uma coroa na cabeça do rei Momo e deram a chave da cidade para ele...daqui a quarenta dias eles irão colocar uma coroa de espinhos na cabeça de Jesus e irão fazer um teatrinho com procissões e o crucificarão novamente e não darão e Ele a Glória e não irão valorizar o seu sofrimento, mas o sofrimento de Maria.
Com a Mariolatria só ela é exaltada nesse dia, Jesus só será crucificado.

A deusa do ventre e a deusa da religiosidade é glorificada por eles.
E lembro que em todas as mitologias que envolvem a dança têm serpente como símbolo.
Ela tem a função de se assemelhar à serpente. Foi a na sua dança que Eva foi endeusada nos movimentos serpenteantes.

4°. Entra o período da quaresma que marca um jejum de carne, depois de terem estimulado a carne no pecado agora terão só 40 dias para fazer de conta que mudaram algo...mas o ano não tem só 40 dias...
Eles terão 325 dias para pecarem de novo....???
Pecado não é só o que se faz entre a quaresma e a Páscoa....
mas o que você faz entre a Páscoa e o próximo carnaval.

E onde deveriam lembrar-se do pecado humano e da necessidade de conversão e que Páscoa não é ovo de chocolate e nem coelhinho, mas é o Sangue de Cristo Jesus.
O perigo que muitos estão correndo por acreditar num ritual criado pelo homem e limitado a um período do ano como uma espécie de purificação da alma. O ritual que leva a uma igreja onde um padre perdoa com um sinal da cruz com cinzas na testa.
Eles acreditam que nesse período estarão perdoados ou livres para pecar no resto do ano.

A quaresma não tem poder nenhum, nem a Páscoa e muito menos a quarta feira de cinzas. O Sangue de Jesus é o único que tem poder de nos redimir e purificar. Só existe aprendizagem quando há mudança de comportamento. Enquanto não houver mudança a própria Palavra de Deus é apenas uma promessa. Quanto mais se esse ensino for totalmente contrário à Palavra de Deus. Não haverá mudança alguma. A tradição de fazer todas as loucuras possíveis durante o carnaval e achando que tudo será apagado e perdoado por Deus se visitarmos uma igreja na quarta feira de cinzas não muda o caráter de ninguém.
A verdade é que o homem decidiu criar uma festa da carne, onde todos os tipos de pecados podem ser extravasados sem culpa, pois afinal, logo após esse período carnal começa a quarta de cinzas e a quaresma, onde seremos perdoados e purificados. Coitados dos pecadores forem acreditar nisso. Não tradição cultural é capaz de segurar o desejo pecaminoso da carne. Invenções humanas e naturais não têm esse poder, o Espírito Santo de Deus sim!

O Carnaval foi criado na Grécia antiga, na mitologia a viagem de Teseu pelo labirinto do Minotauro era celebrada com danças em que os jovens ficavam em filas de mãos dadas imitando Teseu pelo labirinto da mente por meio de meditações.
Não é de admirar que os jovens hoje sejam tão confusos. No século VI, a Igreja Católica adotou essa festa libertina e juntou tudo à quaresma, Páscoa e semana santa para parecer que estavam se redimindo de tanta carnalidade profana. Parecia justo misturar o ritual religioso (que não tem nada de santo) com o profano.
No culto a Dionísio as mulheres dançavam usando guirlandas na cabeça de folhas de rinha e cobertas por peles de bodes. Dançavam freneticamente até chegarem ao êxtase. Durante o cortejo comiam carne crua e dilaceravam animais vivos para incorporarem uma entidade (demônio). O clímax era do sacrifício de um bode. É por causa disso que a igreja católica assumiu o ritual de não comer carne na quarta feira de cinzas. Acredita-se que o ato de comer carne libera o fogo sexual então, na quarta feira de cinzas significa que a carne foi queimada pelo fogo sexual. As cinzas são as sobras do fogo. O bode sacrificado significa uma afronta ao Cordeiro sacrificado na Cruz do Calvário.

Nenhuma tradição pode segurar a depravação. Nenhum rito pode nos tornar indesculpáveis diante de Deus. Só o Sangue de Jesus. Não podemos pecar esperando que um jeitinho nos deixe quites com Deus. Não existe trapaça ou esperteza quando lidamos com um Deus Santo.
O cristianismo não é pertencer à religião de Cristo, é ser semelhante a Cristo nos afastando do pecado durante o ano todo, não somente um dia apenas! Só Jesus pode apagar nosso passado, redime o presente e nos projeta para o futuro e nos dá uma nova chance de glória em glória até ser dia perfeito.

Pastora Wilma Ribeiro

Igreja Batista da Lagoinha BH-MG
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário